Título da redação:

Falta de interpretação dos estudantes brasileiros

Proposta: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 26/07/2017

Grande parte dos indivíduos brasileiro sabem ler e escrever. Em controvérsia, não são capazes de realizar leitura de livros ou contas matemáticas de simples resolução. Na sociedade brasileira muitas pessoas são capazes de ler e escrever. No entanto, não possuem a capacidade de interpretação. Esse problema acaba repercutindo nas escolas levando muitos alunos a desistirem dos estudos pensando que por estudarem em escolas onde o aprendizado não é favorável a eles acabam por pensar que irão se tornar trabalhadores com um bom emprego. A necessidade de alfabetização é para que os estudantes possam se torna ótimos profissionais de trabalho. Porem a sua falta de interpretação impede que aluno faça uma leitura de um livro e o interprete ou até realizar uma simples resolução de um exercício matemático. Essa falta de entendimento de uma leitura leva o aluno acaba por traumatizar o estudante ou até fazer com que ele tenha medo de fazer algo ou mesmo frequentar a escola. De acordo com IBOPE(2005)o analfabetismo funcional atinge cerca de 63% da população do brasil. E uma pesquisa feita pelo INAF(2010) o analfabetismo funcional chaga em cerca de 38% de estudantes universitários, isso vem mostrando o aumento nas universidades de baixa qualidade no Brasil. Em síntese, estudos mostram que no Brasil até nas faculdades são encontradas pessoas com dificuldade de interpretação, uma medida deveria ser feita para que indivíduos com analfabetismo funcional possa treinar e exercitar o que foi aprendido nos seus estudos, criar uma rotina para que o alunos estude ou incentivar o estudante ou até aumentar a carga horaria de estudo em escolas onde apresentam esse tipo de problema.