Título da redação:

Educação Precária

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 25/10/2017

Desde o passado até atualmente, o Brasil sempre foi detentor de um precário sistema educacional e isso tem refletido no alto numero de "analfabeto funcional" que, no país vigente tem-se formado. Isto se deve não só a pouca valorização aos profissionais da educação mas também a utilização de um sistema de aprovação ultrapassado. Na antiguidade quem dominava a alfabetização possuíam grande destaque social, assim como eram os chamados "Escribas" durante a civilização egípcia.No atual momento o cenário apresentado na educação brasileira é totalmente diferente, visto que, os profissionais da área não recebem a valorização que merecem e essa ausência de motivação, contribui para o aumento de "analfabetos funcionais", uma vez que tem-se crescido o número de pessoas qualificadas que não possuem interesse em atua como professor. É possível afirmar ainda que o sistema de avaliação baseado em notas de provas, colaboram para o elevado número de "analfabetos funcionais", haja vista que, assim como na música "Estudo Errado" do compositor Gabriel O Pensador, os alunos são limitados apenas a decorebas dias antes da prova, para atingir uma nota mínima para ser aprovado.Esse método afeta a capacidade crítica dos alunos,que não conseguem realmente aprender algum conteúdo escolar e estarão sempre restringidos a decorar e não de compreender e refletir sobre algum assunto ou tema. Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a necessidade do governo criar medidas que visem colaborar com um maior prestígio para esses profissionais da educação, para que haja maior atração por lecionar e com isso se consiga mais especialistas educacionais na rede pública.Vale ressaltar ainda a importância de modificar o sistema de aprovação baseado em provas e se passe avaliar por competência desenvolvida ao longo dos bimestres. Com isso será possível instigar o sensor crítico e reflexivo dos alunos e assim diminuir o alto índice de analfabetos funcionais.