Título da redação:

Analfabetismo funcional

Proposta: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 02/05/2018

O personagem Fabiano, da obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, é uma alegoria de muitos brasileiros no que se refere ao nível educacional. Estes, embora se diferenciem pela quantidade de anos frequentados na escola, guardam semelhanças entre si e com o famoso “matuto” da literatura nacional: a incapacidade de interpretar e escrever textos simples, bem como de realizar operações matemáticas básicas. Tal sórdida realidade é ocasionada, dentre outros fatores , pelo precário estado de funcionamento de muitas instituições de ensino público aliado a uma visão ainda muito tecnicista da educação básica. Segundo dados do levantamento realizado pelo movimento Todos pela Educação em 2016, apenas 4,5% das escolas públicas brasileiras possuem a infraestrutura básica prevista no Plano Nacional da Educação (PNE). Entretanto, mais estarrecedor que a diminuta porcentagem de instituições preparadas para transmitir conhecimentos adequadamente é o fato de que o ensino fundamental - etapa no qual o aprendizado da língua portuguesa e matemática é adquirido e aperfeiçoado- se apresenta como o mais afetado pelo descaso do poder público. Além de possuírem uma infraestrutura deficiente, muitas escolas públicas adotam métodos extremamente tecnicistas de ensino, nos quais o aprendizado da leitura e operações matemáticas se faz desarticulado do cotidiano dos alunos. Tal processo educacional guarda semelhanças com o conceito de “educação bancária”,combatido pelo sociólogo e educador Paulo Freire e que se constitui apenas na transferência de conhecimentos do professor para o aluno de forma descontextualizada e mecânica. Mostra-se, portanto, que o problema do analfabetismo funcional , presente tanto na obra “Vidas Secas” quanto na vida real, somente será amenizado com melhorias estruturais e pedagógicas nas escolas brasileiras. Assim, a reforma e manutenção das instituições de ensino por parte do poder público é crucial. Ademais, é essencial que os professores e equipe pedagógica discutam e apliquem uma reformulação nos métodos educacionais , visando proporcionar maior apreensão do conteúdo por parte dos alunos.