Título da redação:

A realidade do analfabetismo funcional

Proposta: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 22/05/2018

O analfabetismo funcional é sobretudo, um obstáculo na comunicação, interpretação e compreensão de textos e compromete o desenvolvimento social do individuo. Por isso, é necessário tomar medidas eficazes contra essa dificuldade no Brasil. De fato, cerca de 30% da população brasileira encontra-se em nível de analfabetismo funcional ,segundo Jornal Estadão, 2016 . Além disso, parte desses indivíduos são estudantes ou formados no ensino superior. Isso acontece entre pessoas que foram alfabetizadas, mas não sabem utilizar a prática da escrita e da oralidade no contexto social. Outrossim, a Educação Básica não oferta efetivamente os exercícios voltados para interpretações e isso faz com que os discentes não desfrutem das habilidades das linguagens. Como diz Emília Ferreiro “Ler não é decifrar, escrever não é copiar”, assim, a leitura é para ser esplanada junto com alunos e professores. Percebe-se que a Educação Básica é fundamental para a formação do ser humano. Portanto, o Ministério da Educação e equipe pedagógica estabeleçam, no mínimo duas aulas reservadas na semana, para desempenhar a interpretação, comunicação e compreensão de vários tipos e gêneros textuais com seus alunos, com a finalidade de reduzir as implicações da alfabetização.