Título da redação:

A efemeridade do conteúdo

Proposta: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 31/07/2017

Sob a perspectiva de Paulo Freire a educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo.Sob essa conjectura é de fácil análise perceber que a educação é uma das armas mais poderosas para mudar pessoas.Ademais com a facilidade da tecnologia, a efemeridade dos aprendizados postos nas salas de aulas, além da ampla deficiência no âmbito escolar e profissional,nota-se um grave problema social indubitável, que, abrange a população brasileira com o analfabetismo funcional. Para Zygmunt Bauman,sociólogo moderno,a efemeridade do tempo e a modernidade líquida assola jovens e adultos no século XXI,em que quase nada possui um valor,principalmente o saber.Posto isso,com a tecnologia dispondo sempre de formas mais fáceis de se comunicar,calcular,ler e escrever , põe muitos indivíduos em situações constrangedoras,como em provas de interpretações,sobretudo nos vestibulares,placas de descontos ou acréscimos utilizando as porcentagens em lojas,à vista que muitos destes já possuem o ensino superior.Sob essa conjectura,segundo a Instituição nacional de analfabetismo funcional,75% dos cidadãos brasileiros possuem esse déficit,a ausência da compreensão completa de artigos,filmes ou entrevistas, vêm crescendo desacerbadamente,assim,por fim produzindo uma geração líquida que só se expressa bem por meio da tecnologia. A par disso,no que configura as Instituições escolares o aprendizado repassado para os alunos encontra-se todavia defasada.Somado a isso,resumos rápidos de matérias,ausências de textos sócio históricos,a falta de leitura de jornais e livros atrofiam a mentalidade da população no que tange à debater,discutir,argumentar, por fim , se posicionar sobre qualquer assunto posto em rodas de grupos.Como já mencionado, 75% da população brasileira tem esse tipo de analfabetismo,em que por sua vez,sabem ler e escrever,mas interpretar e entender já está em outros parâmetros, tal como nos vestibulares que necessitam de uma ampla bagagem de conhecimentos,processos seletivos de Universidades federais,exames nacionais e concursos,pondo em xeque a educação brasileira. Dessa forma para que a educação prossiga transformando e mudando pessoas com a finalidade de sanar esse deficit brasileiro faz se necessária rápidas mudanças.Por todo o exposto,o Ministério da educação investir em materiais que instigue alunos a debaterem e criticar diversos conteúdos sócios históricos, incluindo livros,artigos,problemas do cotidiano,para que possa haver uma transformação social ,assim desenvolvendo um senso crítico e uma compreensão lógica no que tange à diversidade de assuntos,com o auxílio de bibliotecas,teatros municipais para que se crie pequenos grupos de estudantes,famílias,profissionais da educação,com a finalidade de sanar o analfabetismo funcional .Outrossim,cabe a mídia por meio de comerciais educacionais e sociais incentivar a prática da leitura, divulgando dados desse deficit para elucidar a população desse problema e dos futuros constrangimentos que essa geração líquida pode submeter-se ao longo dos anos,em todos os âmbitos,seja profissional ou pessoal.