Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 13/04/2017

A reforma do Ensino Médio é inviável, visto que não condiz com a realidade do país. No Brasil, as escolas já precárias e carentes de infraestrutura com alunos indisciplinados precisão de medidas efetivas e não de promessas infundadas. As instituições de ensino sejam elas municipais, estaduais ou federais estão em decadência, com salas superlotadas, profissionais mal pagos, algumas construções condenadas ou perto dos limites mínimos para serem habitadas. A proposta sancionada pelo presidente Michel Temer pretende implantar, no tão fragilizado sistema educacional brasileiro, cursos profissionalizantes os quais requerem uma estrutura particular, com o ensino integral o que resaltará a insuficiência da infraestrutura, a qual já não comporta seu contingente de alunos em turnos, terá que suportar todos esses em um único período de oito horas. Assim, é necessário consertar o modelo de ensino existente, gerando uma base boa para futuras mudanças. Com todas estas falhas estruturais, os discentes do ensino médio apresentam uma decrescente qualidade na fixação e utilização do que foi ministrado a eles. Segundo revista Veja, os alunos do ensino fundamental têm um desempenho razoável, após ingressarem na educação intermediária, a perda de interesse reduz as notas e nos três últimos anos elas chegam a níveis deploráveis. Uma retomada de princípios na fundação do posterior lecionando. Sendo assim, é imprescindível a tomada de medidas mais realistas e que iram corrigir os erros de modo eficaz. Deste modo, o Governo deverá propor a melhoria do ensino médio atual e sua expansão, com melhores salários para os professores, escolas reformadas e novas que serão posicionadas planejadamente e construídas com anexos para cursos profissionalizantes específicos da área em que foi implantado. Ademais, a família agirá de forma direta sobre a formação do aluno, processo que acontecerá da infância pré-escolar, com redução da inflexibilidade no que se refere a estudos, procurando associar a diversão com o aprendizado instigando a criança a perceber que sua mais simples brincadeira é conhecimento bruto e que por intermédio de estudo ele poderá ser lapidado.