Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 07/04/2017

A educação brasileira necessita de melhorias. Em setembro de 2016 foi apresentada uma medida provisória do novo ensino médio, no qual, tinha objetivo melhorar o ensino no país e apresentava mudanças radicais, as quais foram baseadas em países desenvolvidos como a Inglaterra. Assim, em fevereiro desde ano o presidente Temer sanciona a lei da reforma do ensino médio, com mudanças na carga horária, e matérias obrigatórias, portanto, a então reforma foi alvo de varias criticas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), será dividido em cinco áreas chamada itinerários formativos, porém, as escolas não serão obrigadas a oferecer aos alunos, mas, pelo menos um dos itinerários formativos deverão ser oferecidos. Dessa maneira, geraram grandes polemicas nas mudanças das disciplinas obrigatórias, segundo a Lei de Diretrizes e Base (LDB) só citava explicitamente, português, artes, educação física, filosofia, sociologia e inglês como língua estrangeira, no qual, as restantes disciplinas o aluno poderia optar em fazer. O atual ensino médio contém uma carga horária de 800 horas anuais de acordo com o MEC, no qual, a proposta da reforma costa que o novo ensino médio passará a ter 1400 horas anuais e as escolas serão de tempo integral, atualmente cerca de 5,6% das matrículas do ensino médio são em tempo integral. O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que, até 2024, 50% das escolas estejam no ensino de período integral, porém, essa mudança recebeu varias críticas pelo fato da maioria das escolas brasileiras não contém estruturas para receber esse modo de ensino. No final do ano de 2016 houve diversas manifestações contra a medida provisória do ensino médio, no qual, teve ocupações em escolas em todo país, assim o (ENEM) teve que ser adiado nos estados de Minas Gerais e no Paraná pelo fato das ocupações. Portanto, cabe ao Ministério da Educação juntamente com os órgãos regionais como secretaria de educação a fiscalizar essas mudanças radicais no ensino, para que os alunos da rede pública não saia prejudicados. No qual o governo federal investir em melhorias e construções de novas escolas para a educação brasileira ter avanços em todas as escalas.