Título da redação:

O conserto escolar?

Proposta: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 24/07/2017

O Brasil vem passando por uma série de mudanças e reformas após o presidente Michel Temer assumir o cargo, entre elas, está à reforma da metodologia no Ensino Médio nas escolas. Atualmente, são lesionadas 13 disciplinas tradicionais no Ensino Médio, durante 3 anos, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em que o aluno aprende de forma geral, para posteriormente realizar vestibulares para poder adentrar ao Ensino Superior nas faculdades. O modelo do novo Ensino Médio brasileiro tem uma base parecida com o modelo dos Estados Unidos. No “High Scholl” americano, que equivale ao ensino médio nacional, o aluno escolhe as matérias que irá assistir e que irão lhe capacitar a ter uma melhor experiência e conhecimento para a faculdade que irá selecionar e um ótimo desenvolvimento profissional. Entretanto, são países distintos, com metodologias de ensino e investimento educacional diferentes, somando com a mentalidade da população, que culturalmente são divergentes. A “simples” mudança no currículo escolar parece ser a solução mais viável para uma melhora no nível de profissionais qualificados futuramente, porém, o problema não é tão superficial quanto parece. A estrutura escolar, a qualificação dos professores e a mudança na metodologia curricular ainda levarão um bom tempo até realmente surtirem efeito e melhoras nos alunos, visto que será uma transição processual, que será alcançada após diversas adaptações. Percebe-se que essa reforma o ensino médio visa tornar os alunos mais competentes dependendo da área que irão escolher, mas, o governo deve fazer um investimento mais específico em toda a área da educação, desde o jardim de infância, até as Universidades.O Ministério da Educação deve fazer campanhas educativas e investimento aos alunos e pais, para que os mesmos tenham maior esclarecimento sobre as áreas; incentivo a projetos nas escolas que ampliem a capacidade dos estudantes , e incitem os profissionais da área da educação a desenvolverem melhores aulas e dinâmicas, tornando cada vez mais os educandos capacitados para um melhor desenvolvimento e especialização profissional no futuro.