Título da redação:

Do Médio ao desenvolvimento

Proposta: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 10/04/2017

O Brasil enfrenta um grande problema na educação, a maioria dos estudantes não ingressam na faculdade, e até 90% dos que se formaram no ensino superior em 2015 saíram como analfabetos funcionas. Tendo em vista essa situação, o governo federal lança como proposta a reforma do ensino médio, essa proposta tem como objetivo flexibilizar a grade curricular colocando algumas matérias como optativo para o estudante. Em suma esse projeto trará um avanço para educação, já que o horário do médio será ampliado, e a grade curricular estará a serviço do interesse do estudante, promovendo um melhor aproveitamento. Em primeiro lugar – no caso mais importante – o estudante que se identifique com a área de humanas por exemplo, terá totais condições de alcançar um maior desempenho no futuro, já que não utilizará matemática aplicada em sua carreira. Dessa forma, o indivíduo terá um maior desenvolvimento no curso superior, consequentemente se tornará um melhor profissional. Esta proposta incentivará os jovens a descobrir sua área de interesse, motivando-os para os estudos, auxiliando o combate à evasão escolar. Em segundo lugar – também muito importante – o tempo do curso subirá consideravelmente, atingindo 1400 horas, hoje o estudante permanece somente por 800 horas. Isso ampliará a permanência do jovem na escola, contribuindo para o aumento do conhecimento. John Locke, considerado pai do empirismo e um importante iluminista, acreditava que o homem se molda através meio de convivência. Seguindo essa teoria, com mais tempo em contato com a educação, o adolescente terá uma maior propensão a absorver mais conhecimento, auxiliando para o caminho da sabedoria. O desempenho da juventude aumentaria, fazendo que o número de analfabetos funcionais caísse. Entretanto, somente essas mudanças não serão completamente suficientes. É necessário que o governo invista no ensino fundamental, para que as crianças brasileiras tenham um melhor aproveitamento, elas devem entrar dois anos mais cedo na primeira série. Além disso, os professores do primário e do médio devem ser melhor remunerados, para que se sintam mais motivados a dar aulas, devem receber também, treinamento para que possa auxiliar na escolha da grade curricular do adolescente que ingresse ou ingressará no nível médio.