Título da redação:

A Reforma do Ensino Médio deve ou não ocorrer?

Tema de redação: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 30/05/2017

A reforma do Ensino Médio vem com a intenção de melhorar a qualidade educacional brasileira, através de alterações no sistema de ensino tanto em escolas públicas quanto privadas. Mas, seria a matriz curricular a responsável pelo baixo nível de aprendizado, que afeta quase que unicamente o sistema público de educação? Há diversos fatores por trás da vida escolar de um adolescente, que influenciam diretamente sua motivação em estudar e, a exigência de apenas Matemática e Língua Portuguesa como disciplinas obrigatórias, pode prejudicar ainda mais esse aluno da escola pública. Antes de se pensar na mudança da matriz curricular das escolas, deve-se considerar, em primeiro lugar, a qualidade de vida que esse adolescente leva: com a maioria dos alunos da rede pública sendo de baixa renda, muitas vezes problemas familiares e até mesmo a fome são fatores frequentes que desmotivam seus aprendizados. Além disso, a situação precária das escolas públicas, como falta de infraestrutura, somada aos baixos salários dos professores, que muitas vezes não possuem ânimo suficiente para lecionarem de forma proveitosa, também são razões que diminuem a cada dia mais a qualidade do ensino brasileiro. Ao entrar em vigor, a reforma passará a exigir apenas as matérias de Matemática e Língua Portuguesa como obrigatórias, deixando de lado disciplinas que estimulam o pensamento crítico - como filosofia, sociologia e artes - pois leva em consideração que o adolescente está apto a escolher o que lhe convém. Levando em consideração a falta de estrutura familiar que a maioria dos alunos da rede pública tem, corre-se o risco destes não apresentarem interesses quanto ao estudo e desenvolvimento da crítica, e o aumento da presença de pessoas cada vez mais alienadas influenciará negativamente na sociedade brasileira. Quanto às escolas particulares, os alunos das mesmas continuarão tendo vantagens frente aos demais, visto que possuem os fatores motivadores para estudo: bons professores, infraestrutura de qualidade, incentivo familiar e entre outros. Em suma, como a reforma do Ensino do Médio foi estabelecida através de Medida Provisória, sendo este recurso utilizado em casos considerados urgentes pelo Presidente do Brasil, talvez tenha faltado melhor planejamento de como essas mudanças deveriam acontecer. Portanto, para que seja aplicada com êxito, a reforma deve passar por algumas mudanças de projeto, por meio de um estudo mais aprofundado sobre quais matérias devem realmente ser obrigatórias e quais os resultados que poderão ser obtidos com essas mudanças. Mas, antes de qualquer coisa, é necessário primeiramente despertar a vontade de aprender do jovem de baixa renda e, para isso, além de investimentos governamentais na infraestrutura das escolas, como reformas dos prédios e instalação de boas lousas e carteiras escolares, deve-se ter um trabalho de incentivo da família desses adolescentes através de atividades e reuniões de conscientização sobre as vantagens de uma boa educação.