Título da redação:

Ausência de Educação

Proposta: A questão da inclusão das pessoas com deficiência

Redação enviada em 22/10/2016

Na contemporaneidade, um dos grandes problemas é a falta de inclusão das pessoas com deficiências, o que contradiz o principio da igualdade consagrado na constituição de 1988. Em contrapartida, percebe-se uma desigualdade entre os cidadãos com algum tipo de deficiência, evidenciando as dificuldades encontradas cotidianamente, como a falta de acessibilidade, inadequação nos transporte público e principalmente o preconceito. Em uma primeira análise é importante refletir, sobre as dificuldades encontradas pelos deficientes no passado. Durante a Idade Média, as pessoas que nascessem com algum tipo de deficiência era mortos, principalmente na sociedade grega, pois acreditavam que era um retrocesso a sociedade. Dessa maneira, percebe-se a intolerância, a falsa superioridade e o preconceito as pessoas com algum tipo de anomalia física não é algo do homem moderno, mas sim um problema que se estende desde o passado. Nesse contexto, segundo Durkheim o fato social é uma maneira de agir, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a falta de inclusão das pessoas com deficiências é resultado do preconceito, que pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que a criança convive em uma família com comportamento preconceituoso, tende a adotá-lo também .Dessa maneira, nota-se que a maioria dos lares brasileiros não tem preocupação com o assunto, agravando o problema no Brasil. Dessa maneira, fica claro perceber que a necessidades de medidas urgentes para reverter esse quadro de preconceito contra pessoas deficientes. O Governo deve incentivar a criação de órgãos fiscalizadores e o cumprimento de leis vigentes, com o fácil acesso de pessoas deficientes em lugares públicos, por exemplo. O Ministério da Educação em parceria com as famílias, deve incentivar uma política educacional nas escolas, inserindo nos currículos escolares, temas sobre os direitos Humanos, enfatizando a igualde e o respeito entre os jovens. Segundo Kant ‘O Ser Humano é aquilo que a educação faz dele”, assim sendo a melhor forma de atenuar o preconceito através da tolerância, em processo gradativo.