Título da redação:

Alternativas para inclusão social das pessoas com necessidades especiais.

Tema de redação: A questão da inclusão das pessoas com deficiência

Redação enviada em 06/04/2017

O conceito de acessibilidade engloba o direito de ir e vir do cidadão e relaciona-se com a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. Nesse contexto, o Princípio da Isonomia, representado pelo artigo 5º da Constituição Federal, garante igualdade a todos perante a lei. No entanto, ainda existem no Brasil o preconceito e a discriminação daqueles que possuem deficiências físicas ou mentais. Nesse cenário, conforme o princípio da coercitividade defendido pelo sociólogo Émile Durkheim, o meio social determina as condutas do indivíduo. Dessa forma, ao se deparar com alguém que a sociedade considera diferente, a maioria das pessoas tende a ignorá-lo e menosprezá-lo. Portanto, ocorre a imobilização dos deficientes, o que resulta em descaso com seus direitos e desrespeito às normas que o protegem.Segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2015, divulgada pelo Ministério do Trabalho, 403,2 mil pessoas com deficiência atuam formalmente no mercado de trabalho, correspondendo apenas a um percentual de 0,84% do total dos vínculos empregatícios. Dessa forma observa-se, ainda, preconceitos e estigmas sociais de empregadores e do mercado de trabalho brasileiro em relação ao trabalhador com deficiência. Além disso, há a discriminação dos portadores de necessidades especiais, que são vistos como incapazes em razão de a deficiência ser comumente associada à doença . Assim, é perceptível a ocorrência da exclusão dessa parcela da população. O desrespeito as vagas próprias para cadeirantes também é um exemplo desse processo. A precariedade ou até mesmo a inexistência de sistemas de piso tátil, semáforo sonoro ou rampas de acesso são fatores que manifestam esse descaso. Diante do apresentado, é imprescindível que o governo invista na construção de sistemas de acesso próprios para deficientes visuais, físicos e auditivos nas cidades, de modo a minimizar as limitações impostas a eles em seu cotidiano.Outrossim, é essencial que haja nas escolas maneiras de incluir crianças e jovens portadores de necessidades especiais, por meio de palestras gratuitas, esportes e utilização de materiais adaptados às suas necessidades.