Título da redação:

Os passos da educação

Tema de redação: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 10/05/2017

Desde o início do estudo da sociologia pela humanidade é abordada a questão da importância do conhecimento e da educação. A formação do cidadão foi a base de estudos de diversos filósofos e sociólogos no mundo e o tema ainda é muito pertinente. Atualmente, no Brasil há uma preocupação com o número crescente de alunos que abandonam a escola, principalmente durante o Ensino Médio. As causas da evasão escolar relacionam-se em maioria a grupos considerados de risco, socialmente vulneráveis. Esses, são adolescentes negros de baixa renda, basicamente entre 15 e 17 anos. Segundo as pesquisas da Organização Todos Pela Escola, a falta de interesse, a gravidez na adolescência e a necessidade de trabalho precoce são fatores agravantes da problemática. O documentário brasileiro "Quebrando Tabu" criado em 2011 retrata, entre outros aspectos, a realidade desses jovens que não encontram futuro através da educação e optam pelo tráfico de drogas. Por conseguinte, abandonam as escolas vislumbrando as oportunidades oferecidas nesse meio, as quais não encontrariam no mercado de trabalho em suas condições sociais. Embora seja notório o impacto da educação na vida das pessoas (mais chances de trabalho e maiores salários de acordo com a escolaridade); o acúmulo de práticas inadequadas no sistema de ensino público brasileiro gera uma reação em cadeia, acentuando o problema. Primeiramente, a união do desinteresse dos alunos à falta de infraestrutura acaba permeando na facilidade da aprovação, porque há uma precariedade de recursos impedindo a viabilização do meio correto de administração. Ademais, chegando no Ensino Médio através de um currículo escolar atropelado, não conseguem usufruir da aprendizagem pois não adquiriram o ensino básico eficientemente. Dessa forma, a desmotivação propicia o abandono dos estudos. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Relacionado ao problema do ensino básico, o Ministério da Educação deve formular alterações que estimulem o interesse dos alunos. Essas, baseiam-se na qualificação dos professores e na criação de um método avaliativo, por meio de trabalhos e pesquisas, que proporcionem o conhecimento das falhas de cada estudante, permitindo o desenvolvimento do ensino de que cada um necessita. Aulas extras são necessárias para que esse método seja viável, assim, o pagamento dos salários dos professores de acordo com a sua carga horária é indispensável. Concomitantemente, é importante a evolução do ensino técnico para os alunos que não desejam cursar o ensino superior, por intermédio do apoio escolar na realização dos sonhos dos estudantes e da abordagem de fatos cotidianos. A atração por esses meios é imprescindível para despertar o entusiasmo do grupo propício à evasão.