Título da redação:

Evasão escolar uma consequência histórica. (corrija minha redação)

Proposta: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 16/05/2017

Com a implantação da escola no Brasil pelos jesuítas ainda no período colonial, os desafios se concentravam em cima das formas de ensino e aprendizagem, o que levou os autores da época a criarem abordagens didáticas pedagógicas de melhor aplicação na prática, no entanto as mudanças de metodologias de ensino desde então deixaram rastros de falhas no que se refere ao professor e danos no que concerne ao aluno. Na década de 30, o método de ensino nas escolas era exclusivamente “conteúdista”, ou seja, o professor não tinha a preocupação com a aprendizagem dos alunos, e por esse fato a sociedade era construída com base na perspectiva dos melhores colocados nos rendimentos escolares, por sua vez aqueles com notas baixas nos testes estariam fardados a compor uma profissão que não exigisse muito os conhecimentos técnicos científicos, e por outro lado aqueles com bons desempenhos alcançavam as profissões de extremo conhecimento e especialização na sua área de atuação. Com o passar dos anos surgiram muitas abordagens metodológicas que foram executadas nas salas de aula, porém fica claro notar que em cada período de estudo em busca da boa didática transcendeu alguns impasses de operação entre aluno e professor, motivo esse que gera grande parte das evasões escolares, ao qual o professor tem que se submeter ao chamado plano de ensino que é programado pelas instituições, o que deixa o ensino mecanizado, exaustivo e sem atrativos ao aluno. Mudanças na sociedade passaram a ser uma via de mão dupla, evidentemente o que falta para a melhoria é encontrar a melhor metodologia de ensino para as escolas brasileiras e para isso, algo tem ganhado força no cenário atual é a chamada tecnologia digital, do qual principalmente os adolescentes utilizam. Logo é preciso identificar as ferramentas necessárias que viabilizem o ensino com qualidade e efetividade nas escolas do país, como por exemplo, o uso de aplicativos nos telefones móveis, com guias de ensino, conteúdos, resumos, exercícios, incentivo a competição em “rankings”, premiações entre outros.