Título da redação:

Dinheiro e desinteresse lutando contra a escolaridade

Tema de redação: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 13/09/2017

Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, a educação sozinha não muda a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. Logo, é irrefutável a necessidade da escola para um país. No entanto, por motivos sócio-econômicos, a evasão escolar muda a perspectiva de futuro que o Brasil podia ter com a educação. Em primeiro plano, por ir de encontro ao órgão mais sensível do homem: o bolso, de acordo com Luiz Felipe Pondé, filósofo brasileiro, a evasão escolar em busca do dinheiro é preocupante. Nesse sentido, por passar pela crise econômica, as famílias carentes monetariamente incentivam os filhos à buscarem empregos para complementar a renda familiar e estes com dinheiro para agrado pessoal e para ajudar os parentes, não vê a escola como essencial. Assim, concretizando o ciclo da pobreza que este esta inserido, pois, cada ano adicional que poderia ser obtido sem a evasão deixa de aumentar o salário em 12%. Ademais, ao construir uma escola fecha-se uma prisão, de acordo com o filósofo francês do século XIX, Victor Hugo. Em suma, a educação dá oportunidades aos jovens, como a possibilidade de ingresso em faculdades públicas e ascensão sócio-econômica sem precisarem associar-se a criminalidade, porém, as escolas mudaram muito pouco desde a época de Victor Hugo. Consequentemente, os jovens veem a escola desinteressante, por esta não acompanhar os adventos tecnológicos sendo esse um dos principais fatores ao abandono da escola, representando 40,3% dos números e esses jovens podem ser direcionados à criminalidade a posteriori. Fica claro, portanto, os empecilhos da educação escolar brasileira à evasão escolar. Dessarte, a informação deve combater esse fato, pois com cartazes e panfletos as prefeituras municipais devem mostrar aos jovens as oportunidades de cursos técnicos gratuitos como nas Etec's e das faculdades públicas e disponibilizando pesquisas de como o salário aumenta conforme o grau escolar (Fundamental, Médio e Superior) para conscientiza-los a não só permanecerem na escola até o ensino médio, mas também progredirem. Outrossim, as escolas devem aderir as novas tecnologias como os jogos educativos eletrônicos revelando aos alunos como aprender é divertido e tentador.