Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A questão da apropriação cultural no Brasil

Redação enviada em 19/02/2017

Cultura é o conjunto de crenças, valores, e manifestações artísticas que são transmitidos entre gerações. Entretanto, no Brasil, em pleno século XXI há pessoas que acham que determinados artefatos pertencem somente a uma sociedade. Além disso, esses indivíduos utilizam do etnocentrismo para se sobrepor sobre outro cidadão, o que gera um certo tipo de hostilidade, tornando necessária a tomada de novas medidas que resolvam o impasse. Nesse sentido, Albert Einstein afirmou que ‘’triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito’’. Contudo, ainda ocorre a discriminação, visto que a população não se conscientiza acerca do problema. Desse modo, uma estudante de Curitiba foi criticada por mulheres negras devido ao uso do turbante, a moça disse que estava usando esse adereço, pois encontrava-se em tratamento contra a leucemia, logo a hashtag vai ter branca de turbante sim viralizou nas redes sociais, demonstrando o forte caráter etnocêntrico. Outrossim, relativismo cultural é um termo utilizado pela Antropologia para compreender as diferenças crenças e culturas de uma sociedade. Porém, ainda há indivíduos que menosprezam ,zombam e não aceitam as crenças dos outros. Por exemplo, no contexto do Brasil Colônia, os índios eram catequizados pelos jesuítas, relevando uma forte intolerância. Torna-se evidente, portanto, a necessidade de se entender esse transtorno e propor medidas que resolvam ou amenizem a questão. Dessa maneira, uma medida paliativa para essa problemática seria que o Ministério da Educação implementasse no currículo escolar a disciplina de cultura e sociedade, nessas aulas psicólogos e pedagogos iriam discutir esse obstáculo, com o intuito de conscientizar as futuras gerações, haja vista que como dizia o filósofo Paulo Freire, ‘’se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’’. Vale ressaltar que a mídia, com sua grande influência , precisa criar campanhas que enfatizem a diversidade cultural, por meio de panfletos, anúncios e propagandas, com o objetivo de amenizar esse dilema.