Título da redação:

Comercialização de culturas

Proposta: A questão da apropriação cultural no Brasil

Redação enviada em 21/03/2018

A formação cultural brasileira é uma miscigenação de basicamente três etnias a indígena , africana e europeia . O apropriamneto cultural entre essas , foi inevitável ao longo dos anos e muitos símbolos identitários perderam seu valor , como o caso do turbante para a cultura negra e o cocar indígena . Essa perda se deve por um estrato social historicamente dominante que marginaliza estnias minoritárias , ressignificando costumes , tradições e vestimentas . Como o caso do turbante , na qual , adquiriu símbolo apenas estético e comercial , assim , encarecendo e dificultando o acesso do vestuário pela cultura dominada . Temos também , o caso do cocar indígena , tendência em épocas festivas como o carnaval , em que , o vestúario típico dos índios é usado apenas como adorno . Para a artista indígena Katú Mirim , essa apropriação colabora para a hipersensualização do índio de modo a alimentar estereótipos de sua cultura , vista pelo homem branco . Dessa forma, é preciso que haja um entedimento e respeito das diversidades étnicas . Através do engajamento das escolas no resgate dos costumes e símbolos de cada cultura , junto com projetos do Governo Federal que incentivem a preservação por parte dos diferentes grupos . Para que assim não ocorra a desvalorização e tranformação em mercadoria de signos culturais de diferentes culturas .