Título da redação:

Apropriação e ressignificação

Proposta: A questão da apropriação cultural no Brasil

Redação enviada em 02/04/2017

A apropriação cultural tem sido um tema abordado de forma recorrente, e sua participação é presente nos mais diversos setores da sociedade. Em suma, esse comportamento trata-se de uma assimilação de uma cultura por outras diferentes. Apesar de indicar miscigenação, porém, pode adquirir tom negativo ao envolver-se alguma cultura dominante. O assunto tornou-se pauta em todo o território brasileiro, de modo preponderante nas redes sociais, após uma garota branca ter sido criticada de forma intensa por ter se fotografado ao usar um turbante, adorno que seria característico das culturas afrodescendentes. Tal fato gerou reflexões e questionamentos, entre os quais: onde está o erro no uso de uma marca africana por uma curitibana branca? A globalização se faz cada vez mais presente, ainda mais com o crescimento exponencial dos meios de comunicação, e isso gera uma grande mescla cultural nas nações. O grande problema está na dominação de uma cultura sobre outra. É possível tomar a época do imperialismo europeu como paralelo, quando países africanos e asiáticos tinham seus costumes e crenças subjugados. O grande diferencial do hodierno está em como o capitalismo se aproveita disso. Ao recriminar e submeter os hábitos de uma etnia para depois ressignificá-los de forma a gerar riquezas que nada terão a ver com o povo de origem desses costumes, o sistema capitalista rompe com a definição inicial de miscigenação. Assim, o erro não está na garota ao utilizar o turbante. O equívoco está em toda a sociedade ao permitir que uma cultura inteira seja vendida sem o mínimo de conhecimento sobre a gente que a originou. Em resumo, é analisado que, se feita de maneira correta, ou seja, isenta de comercialização, a mescla cultural pode ser benéfica para ambos os lados, devido às trocas de informações e conhecimentos. Mas para que isso ocorra, seria necessária uma grande reformulação a longo prazo da consciência do corpo social vigente, a qual pode começar com a criação de campanhas perenes que valorizem o estilo de vida e os costumes africanos.