Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A proibição do Uber no Brasil: há espaço para todos?

Redação enviada em 30/05/2016

Carteiros não brigam contra a Google em protesto aos e-mails. Lojas oferecem descontos e investem pesadamente na inovação, oferecendo novas roupas e coleções. O sustentáculo de qualquer produto é a inovação. Os táxis não oferecem um serviço de qualidade há tempos e agora com a chegada do aplicativo de caronas pagas Uber por menor preço e maior qualidade, que galgou seu espaço no mercado, motoristas de táxi bradam sobre uma concorrência desleal. O serviço de táxi brasileiro sofre duras críticas há anos e apesar de comunicar estar trabalhando em melhorias, nunca houve incremento significativo na qualidade do serviço. Relatos de taxistas agredindo clientes, não respeitando sua privacidade e a estendendo viagens propositalmente, não são apenas comuns, mas rotineiros a todos os usuários de táxis. Assim como em um shopping, cujas lojas estão lado a lado vendendo o mesmo produto, a que se destacará perante a concorrência é a que oferecer melhores ofertas e comodidades. Em todas as partes do mundo em que o aplicativo está atuando, houve relutância da mesma classe, no início. Todavia, o mercado adaptou-se e o serviço de táxi evoluiu: nos EUA, relata-se que a competição melhorou a cordialidade dos serviços de táxi para com os clientes. Ou seja: evoluiu o mercado. O argumento principal de que o aplicativo era ilegal (apesar de sempre ter recolhido impostos, por ter escritórios no país), já não é mais válido, pois a prefeitura de São Paulo regularizou em março seu funcionamento. Assim sendo, os protestos deveriam ser contra as altas taxas de circulação dos táxis e a exploração de companhias de frotas. Possivelmente a revolta seja por sentirem-se injustiçados quanto à tributação. Reféns de suas empresas, os motoristas não podem levantar outra bandeira, se não a da anti concorrência. A violência não será de modo algum, solução contra a competição e acabará afetando aos próprios motoristas de táxi, haja vista que a irracionalidade da brutalidade tirará ainda mais clientes. Há espaço para todos os serviços sejam eles táxis ou Uber. Contudo, os taxistas precisam evoluir: absorver uma dose de boas maneiras, oferecer maior privacidade e um copo d’água são um bom começo.