Título da redação:

O que definirá seu espaço é o seu foco

Proposta: A proibição do Uber no Brasil: há espaço para todos?

Redação enviada em 31/05/2016

Até então o que se via eram taxistas despreocupados com seu espaço no mercado de trabalho, na sua função. Hoje presenciamos verdadeiras guerras no transito pelo que? Pelo transporte de pessoas. Isso devido outra empresa também entrar na digamos: briga por espaço e obviamente, pelo transporte de pessoas. Oriundo dos Estados Unidos alcançou e se fortaleceu no Brasil, o chamado Uber. Após sua legalização, houve onda de protestos em grandes cidades no Brasil, por parte do taxista que se veem numa disputa injusta. Mas em qual área não há disputa, não ha concorrência, afinal é feito pensando em que vai usa-lo ou é feito pensando em quanto vão faturar? É necessário entender que não se trata de disputa e sim de opções que atendam a todos, de acordo com a condição financeira de cada um. O que para os motoristas que trabalham sem concorrência não é vista com bons olhos, afinal estão vendo pelo lado financeiro. De fato a burocracia para exercer tal função é enorme, os custos também, limitando seus ganhos, o que para eles não atinge o Uber, já que até então, não foi determinado leis especificas ou burocracias que sejam no mínimo parecidas, para não ser de fato desleal. Além disso, há também outro ponto que faz com que a preferência do usuário seja o Uber que não necessariamente é um taxi convencional, como o atendimento distinto, na cordialidade, nos doces oferecidos durante o trajeto, água, ar condicionado, musica ambiente, o que não se vê em taxis convencionais, muito menos nos tratamento. Ou seja, é um modelo de atendimento que previsivelmente continuará ganhando espaço, embora seja contrariado pelos que ate então não tinham concorrência em nenhuma escala e detalhe com benefícios e a baixo custo. Independe de ser aceito ou não pela concorrência. Sem dúvidas, a sociedade que outrora era restrita a novidades agora esta mais branda, e disposta a conhecer, a experimentar, isso foi o que possibilitou a própria entrada do Uber no mercado brasileiro o que não significa fechar as portar para os taxistas, muito pelo contrário, mostra um publico diversificado que esta a procura de opções, mas também formada por pessoas tradicionais que preferem os taxistas filiados a redes. Portanto, é clara que o Uber tem benefícios a larga escala para oferecer, que a sociedade é formada por diferentes públicos e gostos. Sem contar que também é preciso que o poder Publico trabalhe melhor esta questão, procurando acordo entre ambos os lados, para que não somente financeiramente os taxistas sejam cobrados, e sim que haja uma balança que ponha ambos os serviços sobre burocracias no mínimo parecidas. O mercado é formado pelos próprios usuários que se mostram recebedores de ambos os serviços, tomando sem dúvidas mais espaço o que presa o atendimento.