Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações

Redação enviada em 20/10/2018

A história da humanidade concebeu um legado para as presentes e futuras gerações mediante o patrimônio material e imaterial deixado pelos passos do homem. Obras relacionadas a momentos históricos, como a pintura Liberdade Guiando o Povo de Delacroux, um retrato da Revolução Francesa, o templo de Angkor Wat no Camboja, construído no início do século XII, sendo um centro político e religioso do IMpério Khmer e o Exército de Terracota encontrado em 1974 na China, depositadas no mausoléu do imperador Qin Shi Huang, contam histórias de momentos importantes da humanidade; Todavia, a importância cultural não afasta os patrimônios da realidade da precarização. Em primeira análise é necessário notar que parte do problema se dá na omissão do Estado no cumprimento de suas leis que concedem proteção a esses bens. Recentemente, o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, relembrou o estado geral dos demais museus ao longo do país, alertando sobre dificuldades estruturais, ausência e cortes de verbas destinadas à manutenção e preservação dessas instituições, levando o museu a situações estruturais de risco e um ambiente inadequado para funcionários e visitantes. Soma-se isso à relação do brasileiro com esses espaços em seu país. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aproximadamente 70% dos brasileiros nunca visitaram um museu. Outra pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus mostra que dos mais de 5000 municípios brasileiros, apenas cerca de 22% deles apresentam esses espaços. Além das dificuldades de acesso, o indivíduo não associa esse ambiente com um espaço que ele deve frequentar, com um espaço que pertence a ele e a seu uso cultural. Infere-se, assim, que é imprescindível que medidas sejam tomadas a fim de refrear os efeitos da precarização do patrimônio histórico. Immanuel Kant afirma que o ser humano é aquilo que a educação faz dele, dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação e da Cultura ajam em conjunto para garantir que esses espaços sejam preservados por meio de verbas destinadas a manutenção e conservação, e realização de parcerias com instituições de ensino para visitações e criação de campanhas publicitárias com o objetivo de tornar visíveis estes ambientes e o direito de acesso a eles.