Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações

Redação enviada em 22/09/2018

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Nesse âmbito, a precarização do patrimônio histórico brasileiro vem sofrendo com a falta de políticas públicas que visem preservar e conservar patrimônios culturais. Desse modo, tendo em vista essa problemática coloca-se em vago a necessidade de um debate acerca dessa temática. Em primeira análise, com os recentes acontecimentos no cenário sociocultural brasileiro ficou explicito que é de extrema importância garantir um amparo aos acervos histórico-culturais. Nessa perspectiva, as presentes e futuras gerações iram poder conhecer um pouco mais de suas origens, seja através de museus, centros históricos, patrimônios tombados, objetos, músicas, tudo isso, relacionados à cultura material e imaterial de um determinado povo. Assim, hodiernamente, há poucos investimentos nesses quesitos, ocasionando, maiores empecilhos. Outrossim, consoante ao sociólogo Zygmunt Bauman, em seu livro “Modernidade Líquida” ressalta-se que as relações interpessoais dos indivíduos estão ficando cada vez mais efêmeras e líquidas. Seguindo essa linha de pensamento, fica claro que com o avanço da globalização aliada à tecnologia a desvalorização da cultura mostra-se nítida uma vez que, a internet possibilita diversos conhecimentos de mundo desde as histórias antigas as modernas. Todavia, esse fato acaba diminuindo visitas aos museus. Portanto, alguns não buscam informações sobre sua identidade cultural desvalorizado mais ainda essa questão em debate. Mediante os argumentos mencionados urgem medidas cabíveis. Por isso, o Ministério da Cultura deve lançar campanhas em todas as cidades brasileiras dando subsídios anuais para a manutenção ou criação de museus, estatuas e centros culturais. Ademais, tal ministério deve também incentivar as escolas a fazerem visitações socioeducativas nesses respectivos locais acompanhados de um guia ou professores os quais possam explicar aos alunos sobre a importância da preservação de patrimônios e seus valores históricos para uma sociedade. Somente assim, gradativamente crianças e jovens cresceram conscientes acabando com as implicações da degradação dos bens das ramificações sociais brasileiras.