Título da Redação: Sem moderação

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Thainara S


Diante de tantos produtos que chamam a atenção e um status que muitos desejam exibir, o consumismo e a ostentação ganham, a cada dia, mais espaço na vida de inúmeros cidadãos. Pode-se dizer que maior parte das pessoas que adotam tal estilo de vida, possuem condições financeiras favoráveis. Todavia, alguns indivíduos que não são de classe social alta também gostam de viver meio ao consumo exagerado. Grande valor de dinheiro gasto em boates ou em lojas de diversos tipos são uns dos principais temas expostos quando se fala nesse assunto.

Alguns alegam que atitudes como essas são tomadas para atrair mulheres e impressionar amigos. De acordo com tal afirmação, é válido citar o caso do denominado ‘’O rei do camarote’’, que repercutiu na mídia devido ao fato do mesmo investir muito dinheiro em festas. Casos como esses são claras demonstrações de como o status social pode influenciar no modo de pensar de algumas pessoas, fazendo-as gastarem muito em determinados eventos.

Muitas dívidas também são feitas por quem sente prazer em comprar excessivamente, mas não possui capital suficiente para quitá-las. Vale ressaltar que a grande influência da publicidade na vida do homem é uma das causas de tais endividamentos. Anúncios de produtos que incitam o consumidor a adquirir são muito decorrentes no cenário atual. E seguindo nesse estilo de vida, pode-se notar que o desejo de ter mais do que se pode aumenta constantemente.

Dado o exposto, leva-se a acreditar que ostentar uma vida luxuosa é o objetivo de uma parte da população, incluindo pessoas de alto e baixo poder aquisitivo. Diante de tais fatores é preciso que cada um analise seu modo de vida e reflita se é viável continuar com o mesmo. Dívidas são prejudiciais para o ser humano, podendo causar inúmeros malefícios, dentre eles está o stress e a preocupação exagerada. Para que tais fatos diminuam, são válidas ações e projetos sociais que visem diminuir a ideia de consumo exagerado. Instituições de ensino podem discutir tal assunto juntamente com órgãos governamentais responsáveis pelo bem estar social. Perante tanta desigualdade entre classes sociais é necessário que cada um saiba de sua realidade e seus limites.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás