Título da Redação: Ostentar e se conformar?

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Dany Lino


Em um mundo totalmente capitalista e consequentemente consumista a relação entre o ter e o poder é cada vez mais estreita, tornando-se cada vez mais próxima. A falsa ilusão de que possuir objetos de luxo e ostentá-los faz o indivíduo pertencer a uma determinada classe social mais alta é o estopim que leva muitas vezes ao consumismo exagerado e à busca excessiva pelas famosas grifes.
A cobrança social aliada ao preconceito são um dos principais fatores que impulsionam o indivíduo a comprar para ostentar. Para ele não é importante o seu real patamar social mas sim, como ele é visto socialmente, ou seja, o patamar que, através de seus bens, ele conseguiu atingir.
Muitas vezes, a maioria das pessoas que seguem a linha "ostentação", são pessoas de poucos recursos, o que denota um certo desconforto em relação a sua situação social. Sobre tudo, evidência ainda que, mais importante de que superar realmente sua condição social é mostrar-se superior para a sociedade.
Se para Karl Marx no século XIX o motor da história se consistia na luta de classes agora o novo motor é "ostentar e se conformar". Onde as classes mais baixas querem apenas parecer altas - não se importando com o que realmente são ou com sua situação social - e onde as mais altas apenas continuam fazendo jus a sua real condição.
Outros fatores que também contribuem para a ostentação é o avanço das redes sociais - que acabam invadindo a privacidade e a vida das pessoas - e o estilo musical conhecido como funk, em que os cantores enaltecem a ostentação e a vida em prol da riqueza e do luxo levando o público, principalmente jovens e adolescentes, a aderirem também a essa "nova onda".
Convencer as pessoas de que as grifes e a moda, que sempre estão se alterando para atender os novos padrões, são materiais de segunda, terceira necessidade é essencial. O dinheiro gasto em artigos de luxo, muitas vezes, a longo prazo, poderia se tornar uma solução para inúmeros problemas sociais e individuais. Afinal, ser é muito mais importante e realizante do que apenas aparentar ou ter.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás