Título da redação:

O preço da ostentação

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 26/04/2015

Na sociedade atual, o consumismo, principalmente entre os mais jovens, aumenta constantemente. Inúmeras novidades chegam aos nossos olhos em explosões diárias de informação. A imagem de um jogador, um músico ou um ator mostrando toda a "felicidade" adquirida através de um produto, exemplifica a ascendente geração consumista. A facilidade de acesso a informações teve resultados imediatos. Diariamente somos expostos aos produtos de consumo: novas tecnologias, roupas, tendências. E tudo isso em pequenos instantes comerciais. Hoje, causar uma boa impressão está associado as marcas usadas e ao poder de compra, que nem sempre é real. Diante disso, milhares de jovens brasileiros são atraídos à indústria do consumo. O crescimento da força econômica da classe C nos últimos anos agrava esses dados, pois muitos investimentos dessa camada são em objetos de uso pessoal, ou seja, objetos de ostentação. Entretanto muitos desses jovens vivem uma triste realidade em suas casas, os quais tentam mascará-la usando a ostentação que pregam. Portanto esses consumismo compulsivo, apoiado pela publicidade abusiva, prejudica as relações sociais, pois para adequar-se ao padrão difundido é preciso consumir. Cabe a cada um repensar o que realmente necessita, tornando esse problema de cunho individual