Título da redação:

Cultura de imagem.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 18/04/2015

Roupas de marca, carros e celulares importados, são algumas das características que definem a ostentação. Com isso, ter e aparecer vale mais do que ser. Desse modo, deve se levar em consideração os impactos da relação entre a ostentação e o consumismo na vida e na convivência da sociedade. Em primeiro plano, com o advento do capitalismo houve grandes mudanças como a concorrência entre as empresas cada vez maior, e com isso a potencialização do consumo desenfreado. Assim, a sociedade foi se transformando onde as pessoas compram absurdamente produtos sem a devida necessidade só com o argumento de possuí-lo. Com isso, surge a "cultura de imagem" e a exibição, não basta ter tem que mostrar. Esse fator leva mesmo quem não possui condições de manter uma vida de ostentação, a gastar o pouco dinheiro ou fazer dívidas para comprar uma roupa ou uma bolsa de marca. Infelizmente, essa ostensão é exibida nas redes sociais e cada vez mais pessoas querem se enquadrar no perfil elitizado. Porém, tais atitudes levam ao esquecimento dos verdadeiros valores e conceitos, onde até mesmo são substituídos pelos iPhone ou Ferrari. Contudo, não devemos esquecer que com uma boa educação e trabalho podemos conseguir uma vida confortável que atentada as devidas necessidades. Também as escolas devem incentivar uma visão crítica dos jovens com relação ao consumismo e principalmente mostrar as consequências negativas que a ostentação pode trazer ao se mostrar uma imagem lúdica e irreal.