Título da redação:

Criança e publicidade no Brasil

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 01/06/2015

Hoje no Brasil a propaganda infantil vem sendo uma grande indústria de promessa de sonhos realizados. Por meio da publicidade é possível fazer com que crianças de todas as idades se tornem grandes consumistas. O consumo chega a vários setores, como o de jogos de internet ou celular que viciam na compra créditos em valores estonteantes, e colocando em risco toda a mesada, mas, que garante avançar para a próxima fase do jogo. Já para as crianças menores e que não tem tanto acesso a jogos por causa da idade, há brinquedos que podem ser vistos por meio de propaganda que mostra um fantástico mundo de sonhos e ilusão. Os comerciais no Brasil tornam-se persuasivos quando transmitidos no horário da manhã em canais que somente passam desenhos animados, onde personagens como Barbie, Max Steel que por ironia são americanos, mas que deixam olhinhos de crianças de todo o país brilhando de vontade de tê-los ainda maior. No ramo alimentício os fast foods chegam com grandes ofertas de lanche rápido sempre com um personagem ou acessório, abrindo espaço. Por todo este motivo, não pelo benefício que vão ter ao ingerir o alimento. Apesar do mercado publicitário persuasivo e na maior parte agressivo o que o torna interessante para a criança é a vantagem que terá ao ganhar um simples brinde. O consumidor do futuro de forma alguma poderá ser assim devemos informa-los e orienta-los da melhor forma a ter uma visão de consumo consciente com responsabilidade, dando a opção de escolha livre, porém moderada.