Título da redação:

Consumo X Ostentação

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 01/06/2017

Status é a busca por uma posição favorável na sociedade.Em face desta ideia,embora seja inequívoca a percepção de que o brasileiro é influenciado a obter produtos de luxo.Não obstante,impõe-se a necessidade de investir na reformulação das políticas de consumo. O sociológo polonês Zgmunt Bauman considera que as pessoas buscam sua identidade,não naquilo que são ,mas naquilo que consomem. Nesse sentido, a sociedade brasileira gasta muito comprando o que não precisa, mas compram para ser incluído em determinada camada social.Ao seguir essa linha de pensamento,observa-se que o desejo de ostentar,ter o carro do ano e o celular da última geração, muitas vezes ultrapassam o orçamento.Infelizmente, o brasileiro ainda se deixa ser influenciado por "status",o ter é mais importante que o ser. O indivíduo negro e pobre é invisível em uma comunidade .Dessa forma,observa-se que os jovens menos favorecidos têm pouca ou quase nada,surge como uma oportunidade de ser bem sucedido.Por exemplo,quando os cantores de funk estão no início de sua carreira,eles alugam carros e pedem acessórios emprestados para ostentar. Embora a sociedade brasileira tenha empreendido esforços para mudar esse histórico é necessário a adoção de medidas.Diante disso, faz-se essencial que o Governo em parceria com a Mídia,promovam campanhas que incentivem o consumo consciente.Além disso,é importante que a Escola em conjunto com a Família viabilizem projetos, a fim de chamar atenção para o consumismo.Acredita-se que com essas medidas estariamos cumprindo com o Protocolo de San Salvador do qual o Brasil é sginatario. Contudo,assim como preceitua o ilustre Charles Chaplin o valor de um homem não se dá pelas roupas ou bens que possui e sim pelo carácter e beleza de seus ideias.