Título da redação:

Consumismo: do social ao psicológico

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 31/07/2017

Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) constou que se cada jovem recebesse 500,00 Reais por mês, esse valor seria investido em vestimentas e eletrônicos. Dessa forma, percebe-se que os indivíduos precisam exibir o que possuem, a fim de se sentirem valorizados pela sociedade. Esse pensamento leva ao consumismo exacerbado, o qual pode levar a endividamentos e até às crises nacionais. Na obra “Por uma outra globalização”, o autor Milton Santos, relata que o consumismo é característica do capitalismo, que é responsável pelas empresas idealizarem seus produtos antes mesmo de serem lançados. Tais idealizações são refletidas no entendimento das pessoas e as levam a criar um paradigma de que a “marca x” as farão ser bem recebidas pela sociedade ou a serem superiores ao próximo. Nesse mesmo livro, o professor da USP Clóvis de Barros Filho, afirma que a partir da Segunda Guerra, o consumismo reduziu a personalidade e a visão de mundo dos cidadãos, levando-os ao narcisismo e à vangloriação, ou seja, ao “ter e possuir” e não ao “ser”. O consumismo e a ostentação só tendem a crescer. O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), apontou que 68% da população irá diminuir o gasto com investimentos supérfluos, como comer fora, por exemplo. Desse número, 72% das pessoas afirmam que será com o intuito de comprar roupas e aparelhos eletrônicos. Além disso, 48% afirmam que as compras serão feitas com cartão de crédito, o qual mantém taxas de juros de 11% ao mês. Isso pode levar ao endividamento pessoal e posteriormente, a queda do consumismo e, por consequência, à crise nacional pela diminuição dos consumidores. Não só existem os problemas citados acima, como também a pirataria. As pessoas de baixa renda que não podem comprar um produto de marca e de grande valor, portanto, optam pela pirataria. Segundo informações do G1, 17 milhões de pessoas adquirem relógios, bolsas e calçados falsificados, não recebem a nota fiscal e a garantia do produto, fator que implica danos ao consumidor e ao vendedor, pois gera crime contra ordem tributária, segundo a Lei 8137. Por conseguinte, o consumismo e a ostentação, impõe à sociedade vários problemas sociais, interpessoais e econômicos. Cabe ao Estado, aumentar a fiscalização nas ruas, mercados e feiras, para que a pirataria seja reduzida e expurgada. Sendo assim, a possibilidade de instituir palestras educativas nas escolas, almejando a preparação desde a raiz. Para existirem cada vez mais consumidores conscientes, depende da prévia e genérica preparação psicológica destes para superarem adequadamente as imposições estabelecidas pelo mercado e pelos meios sociais. Um indivíduo que não se submete passivamente a um modelo que lhe é sugerido, mas que o analisa e o critica, é certamente capaz de decidir o que é realmente necessário e o que não o é, podendo seguramente selecionar o que ele deve e o que pode comprar.