Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A influência de "fake news" no cenário político brasileiro

Redação enviada em 21/08/2018

Segundo Protágoras de Abdera, filósofo sofista, a realidade é moldada a partir dos interesses do homem. Nesse contexto, a ideia do pensador é evidenciada no cenário político polarizado da sociedade brasileira, uma vez que, embasado em ideais propagados pelos meios de comunicação de massa, e somado à negligencia educacional perante a construção de um indivíduo pensante, constitui um país caracterizado pela falta de senso crítico, colocando as bases democráticas em risco. O Brasil é um país culturalmente marcado pela influência midiática, em principal, a partir do Segundo Reinado, quando a imprensa era utilizada para popularizar o Imperador D. Pedro II e os seus feitos. Hodiernamente, esse cenário é fortificado pela presença das "fake news", notícias de cunho fraudulento e sensacionalista que, por conseguinte, estigmatizam a veracidade do jornalismo brasileiro. Dessa forma, a população nacional se encontra cercada por informações superficiais, provenientes, em principal, das redes sociais que, por meio de compartilhamentos, atingem milhares de pessoas. Outrossim, de acordo com Claire Wardle, pesquisadora norte-americana, países que apresentam uma fragmentação social e cultural, além de uma precária qualidade educacional, tendem a constituir uma população menos crítica que, ao se deparar com algum relato que confirme suas crenças, toma aquilo como verdade e dissemina pelos meios de comunicação. Portanto, o descaso com o meio escolar brasileiro, contribui para formação de cidadãos mal informados que, ao invés de procurar meios confiáveis para embasar o seu pensamento, satisfazem-se com notícias infundadas em dados verídicos. Consoante esse cenário reflete na escolha dos representantes políticos, visto que, ao chegarem às urnas, os eleitores, inadequadamente informados, desperdiçam o seu direito de exercer cidadania, colocando a democracia em perigo. Dessarte, indubitavelmente, medidas são necessárias para fortificar o senso crítico da população brasileira, buscando combater a disseminação das "fake news". O Ministério da Educação deve investir parte da renda destinada aos projetos escolares, em palestras com pensadores contemporâneos, influenciando o educando a expandir a sua mente perante as informações ao seu redor, captando apenas aquelas que apresentam bases verdadeiras. Ademais, dentro das salas de aula, os docentes devem informar os alunos sobre plataformas informacionais confiáveis, guiando-os em direção a veracidade dos fatos. Assim, a população brasileira exercerá sua cidadania de forma consciente e edificará uma realidade legítima e progressista.