Título da redação:

O perigo das "fake news"

Proposta: A influência de "fake news" no cenário político brasileiro

Redação enviada em 14/10/2018

Como nas eleições americanas, o fenômeno das ‘fake news’ preocupa o cenário político brasileiro, mas até que ponto o temor das ‘fake news’ é real e como combater esse tipo de informação? O termo ‘fake news’ surgiu durante a última eleição presidencial americana – o que explica a origem do termo em inglês – para denominar as notícias falsas que eram disseminadas pela internet. Embora a divulgação de informações falsas não seja algo inédito, o fenômeno distingue-se da simples desinformação, notadamente porque se refere àquelas notícias falsas que visam manchar a reputação de candidatos adversários no pleito eleitoral. No entanto, a repercussão das ‘fake news’ só se explica em razão das redes sociais, as quais serviram de principal veículo para essas notícias circularem livremente, bem como do compartilhamento em massa dessas informações pelos próprios usuários destas redes sociais. Posto isso, a pergunta que fica é: qual a real influência das ‘fake news’ no cenário político? Se, por um lado, há quem as veja como uma ameaça à democracia, uma vez que poderia induzir o eleitor a mudar seu voto com base em mentiras; de outro lado, há quem dê menos importância ao fenômeno, sob o argumento de que as pessoas que compartilham referidos conteúdos já tem uma opinião consolidada sobre o assunto, sendo que essas notícias apenas reforçariam a crença preexistente destas pessoas no conhecido fenômeno psicológico do ‘viés da confirmação’. Ao que tudo indica, ainda é cedo para avaliar os efeitos das ‘fake news’ no processo eleitoral, mas uma coisa é certa: todos tem o dever de zelar pela fidedignidade das informações que divulga. Diante do exposto, fica claro que o fenômeno das ‘fake news’ é em grande parte culpa do hábito dos usuários das redes sociais de compartilhar informações sem checar as fontes. Quem propaga conteúdo falso contribui tanto com a desinformação quanto quem cria tais conteúdos, essa realidade só vai mudar quando conscientizarmos as pessoas que elas têm responsabilidade pelo conteúdo que propagam, seja na vida real seja na internet.