Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A importância do investimento em tecnologias educacionais na sociedade contemporânea

Redação enviada em 17/03/2019

O desenvolvimento da tecnologia informacional a partir da década de 80, gradativamente, incorporou-se aos diversos segmentos sociais. Dessa forma, não há como dissociar os desafios educacionais do século XXI e o diálogo com os aparatos tecnológicos. Nesse sentido, a incorporação dos meios digitais nas escolas brasileiras é de suma importância para a ampliação do interesse pelo conteúdo escolar e a formação de cidadãos aptos às demandas contemporâneas. De acordo com o educador Paulo Freire – “ A leitura do mundo precede a leitura da palavra. ” Sob a perspectiva do pedagogo, antes de meramente instrumentalizar o aluno com códigos e reprodução de informações, é necessário que o conhecimento dialogue com a realidade do indivíduo. Desse modo, reconhecer e conciliar a vivência digital externa do estudante com o processo pedagógico na escola, desperta familiaridade e múltiplas interações. Além disso, ao introduzir a tecnologia no contexto escolar, há maior possibilidade de discutir questões que se relacionam com o mundo digital, tal como as notícias falsas e o “cyberbullying”. Ademais, a associação dos tópicos teóricos à prática fornece uma aprendizagem ampliada. Dessa maneira, a disponibilidade de recursos interativos proporciona experiências além da rotina de sala de aula, associando os assuntos a atuação como agente social. Com isso, ferramentas como o “Google Arts e Culture”, que permite visitar museus ao redor do mundo através da tela do computador, é um bom exemplo de como a tecnologia pode agregar uma vivência diferenciada no currículo do estudante, propiciando novos saberes e aquisição de habilidades. A presença da tecnologia na realidade escolar, portanto, é um mecanismo indispensável a formação educacional. Sendo assim, faz-se necessário instrumentalizar os educadores com novas maneiras e formatos de repassar as matérias, viabilizando cursos de acesso e uso de mídias no contexto da sala de aula. Tal ação deve ser realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com as Secretárias de Educação, mobilizando recursos interativos nas escolas e apresentando aos professores ferramentas tecnológicas e as possibilidades de interação com o aluno.