Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A importância do investimento em tecnologias educacionais na sociedade contemporânea

Redação enviada em 20/02/2019

Com o advento da Internet, no início dos anos 1990, houve uma enorme mudança na maneira como as pessoas veem o mundo e interagem entre si. Por esse motivo, as gerações passadas, responsáveis por educar jovens e adolescentes nascidos em um período de importantes inovações tecnológicas, questionam-se a respeito da melhor forma de lecionar para esses indivíduos e se aproximar da realidade deles. Assim, é essencial que as mídias digitais sirvam de auxílio aos educadores, ao passo que eles não devem depender exclusivamente delas para o ofício. Em primeiro lugar, o escritor de ficção científica Arthur C Clarke afirma que "qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia". Por isso, ao transportar o princípio dessa citação para a realidade brasileira atual, é possível deduzir que, se os pedagogos fizerem bom uso dos recursos digitais em prol dos estudantes, os aprendizes poderão experimentar maior conforto em sala de aula em função da semelhança em relação ao relação ao contexto dos jovens fora das instituições de ensino. Desse modo, a proximidade entre os professores e os alunos será favorecida. Ademais, apesar dos evidentes benefícios da tecnologia na educação brasileira, é importante salientar que a inclusão de recursos tecnológicos nas escolas necessita de ser acompanhado pela capacitação dos educadores em relação ao mundo digital e pela prevenção da desigualdade no acesso a esses recursos recursos inovadores. Para tal, é preciso que os investimentos sejam pautados na equidade e na acessibilidade, de modo que as classes mais pobres não fiquem à margem daquelas que têm capital para o usufruto dessas ferramentas. Por fim, com o intuito de assegurar a facilitação da transmissão do conteúdo programático sem comprometer a qualidade das aulas ofertadas, o Ministério da Educação tem o dever de investir uma alta soam de dinheiro, que foi captado dos cofres públicos, em profissionais da área de Tecnologia de Informação. Dessa maneira, esses trabalhadores precisam auxiliar a compreensão dos pedagogos a respeito das novidades digitais e, além disso, também cabe a eles informar que a tecnologia é apenas uma ajuda, mas não é um fim em si mesma. Portanto , por meio da compreensão da realidade atual, é possível progredir para uma sociedade menos desigual.