Título da redação:

Escravos da tecnologia

Tema de redação: A importância do investimento em tecnologias educacionais na sociedade contemporânea

Redação enviada em 27/02/2019

A Guerra Fria (1945-1991) foi marcada pelo desenvolvimento tecnológico, com o advento do computador e da internet. Atualmente, a internet vem sendo incrementada em vários âmbitos da vida, no setor educacional, por exemplo, ela ainda está engatinhando. Nesse sentido, convém ressaltar não só a importância dessas tecnológicas no processo pedagógico, mas também o efeito colateral que elas podem trazer ao Brasil contemporâneo. Numa primeira análise, destaca-se a importância e a carência dessas tecnologias nas escolas. Um exemplo disso é que recursos tecnológicos como o data show poderiam tornar o aprendizado mais intuitivo, de modo que o aluno assimilaria o conteúdo já estudado a partir de exemplos ilustrativos, isso maximizaria a compreensão dos alunos, tendo em vista que escolas com excelente qualidade de ensino adotam esse modelo. No entanto, a carência de investimentos por parte do Estado não permite isso. Além disso, apesar dessas tecnologias terem tornado a vida mais fácil e prática, elas têm seu lado negativo. Isso porque as redes sociais consomem muito tempo da vida do sujeito. Pesquisas indicam, por exemplo, que um indivíduo gasta mais tempo com redes sociais do que lendo um livro, tornando as pessoas escravas da tecnologia. Por consequência disso, muitas vezes os pais esquecem de monitorar a vida escolar do seu filho. Ainda nesse contexto, seria interessante se o Estado pudesse discutir, junto à sociedade, o uso consciente dessas tecnologias. Portanto, para que as questões expostas sejam elucidadas, o Ministério da Educação (MEC) deve fazer uma pesquisa a qual evidencie em quais escolas há uma carência por aparato tecnológico, e, um vez concluída a pesquisa, a Receita Federal deve liberar ao MEC verbas para serem repassadas a essas escolas para que elas possam adquirir tais tecnologias. Ademais, o MEC também poderia criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras a fim de conscientizar pais e alunos acerca da necessidade do uso consciente dessas tecnologias, para que eles não sejam usados por ela. Em síntese, a partir dessas ações, espera-se contornar a problemática.