Título da redação:

A felicidade é a educação

Proposta: A importância do investimento em tecnologias educacionais na sociedade contemporânea

Redação enviada em 01/03/2019

Na Idade Média, os estudos eram privilégios de classes sociais hierarquicamente elevadas, como sacerdotes e nobres. Dessa forma, a educação era um monopólio controlado, principalmente pela Igreja Católica, portanto a população não tinha um acesso a este direito. Ademais, apesar da precariedade da educação no país atualmente, o Governo passou a investir em tecnologias educativas para que facilite o acesso e o interesse ao ensino garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo Aristóteles, filósofo grego, o bem maior para o ser humano é a felicidade e essa será somente obtida com a educação. Decerto, a modernização das salas de aulas pode ajudar tanto profissionais quanto alunos, de modo que os interessam sobre o que está sendo lecionado. Outrossim, as telas de tablets e celulares ao serem facilmente adaptados assistem na inclusão de deficientes no ambiente escolar. Destarte, o investimento em tecnologia na educação é de suma importância para o desenvolvimento e inclusão social. Por outro lado, a falta de estrutura nas escolas e de qualificação profissional adequada impede a integração de inovação nas escolas, dessa forma os institutos educacionais prendem-se ao método tradicional e monótono ao olhar dos alunos. Nesse viés, a ausência de iniciativas dos colégios e do Governo aliada com a supressão da capacitação dos profissionais demostra dificuldades para a inserção de tecnologias nesses ambientes. Portanto, podem receber os materiais do Estado, mas não os usam por conta dos argumentos supracitados. Em suma, é dever do Governo, junto com o Ministério da Educação, investir em infraestruturas nas escolas, como laboratórios de informática, “data shows” em salas de aula; e oferecer cursos nas faculdades públicas e privadas para que os professores possam saber como manusear e como aplicar as tecnologias no ambiente escolar. Por fim, cabe às escolas e aos indivíduos manter a infraestrutura, por meio de limpezas periódicas e conscientização, que é de uso coletivo e não individual. Assim sendo, a aplicação da tecnologia nas escolas será eficaz e produtiva para as crianças e jovens.