Título da redação:

A homossexualidade nos dias atuais: direitos civis versus preconceitos da sociedade

Proposta: A homossexualidade nos dias atuais: direitos civis versus preconceitos da sociedade

Redação enviada em 18/06/2015

O Estatuto da Família define a mesma como sendo o núcleo formado pela união entre homem e mulher.No entanto este conceito já não deve ser considerado como o único na sociedade atual, em pleno século XXI com a globalização e a informatização além da quebra de paradigmas ocorridos ao longo dos anos surge na sociedade novos arranjos familiares: casais sem filhos,mães com filhos, pais com filhos,casais homossexuais com filhos,entre outros. Diante desta nova configuração grandes marcas empresariais buscam novos meios para atrair os mais diferentes tipos de consumidores presentes no mercado brasileiro e internacional.A mais recente delas,a campanha para o Dia dos Namorados feita pela marca de cosméticos O Boticário, que mostra casais trocando presentes,entre eles indivíduos do mesmo sexo. Tempos depois da veiculação do comercial começaram a surgir duras críticas,vindas de líderes religiosos e defensores das instituições tradicionais da sociedade uma delas a família,considerando -a uma afronta a instituição. O Brasil adota a democracia e segundo ela todas as pessoas tem direito a se manisfestar sobre determinado assunto assim como também as diversas opiniões têm de ser respeitadas.Considerando as duras críticas feitas à campanha,pode - se dizer que não houve respeito ao direito pressuposto pela democracia, em vista que os líderes incitaram um boicote aos produtos da marca. Em contra partida vale salientar que outras marcas conhecidas no mercado já fizeram campanhas utilizando casais homossexuais,no entanto o fato não teve tamanha repercussão.Logo o comercial atingiu seu objetivo ser comentado e atrair lucro a empresa, o marketing negativo não funcionou nesse caso. Finalmente vale a ressalva as crianças,que muitos alegam serem as mais prejudicadas, estão sujeitas a todo o tipo informação nas mídias como violência e conteúdos impróprios mas isso não gera afronta a sociedade,pelo contrário,já foi aceito pela mesma,assim como deve ocorrer com o comercial da marca O Boticário e com qualquer outro que venha a ser divulgado nos meios de comunicação.O primeiro passo para resolvermos os problemas do Brasil é acabar com o pré- conceito, para atingirmos este difícil porém não impossível objetivo o tema homossexualidade e também os diferentes tipos de família devem ser estudados em sala de aula,sendo incluídos no currículo escolar do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio,por meio de palestras , discussões e pesquisas sobre o assunto. Essas medidas devem igualmente serem direcionadas aos pais,principalmente aos que possuem filhos no jardim de infância para que saibam expor essas diferenças como sendo algo natural à criança e não como algo ruim ou maléfico.Construindo assim uma sociedade mais igualitária e tolerante.