Título da redação:

Informação e sensibilização

Proposta: A doação de órgãos no Brasil e seus principais desafios

Redação enviada em 14/08/2017

Mesmo com o avanço da informação e da ciência no Brasil contemporâneo, o transplante de órgãos, uma das maiores conquistas da medicina, ainda possui seus desafios. Isso pois, há pouca discussão sobre o assunto na sociedade e pouco incentivo e informação para a doação. Felizmente, iniciativas já têm sido tomadas e espera-se que em breve a atual problemática seja solucionada. Em primeiro lugar, é necessário entender que o maior obstáculo para a doação de órgãos no Brasil é a questão familiar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), 47% das famílias se recusam a doar órgãos de pacientes com morte cerebral. Lamentavelmente, isso ocorre por falta de discussão entre familiares em casa, o que prova ser consequência da pouca divulgação e incentivo da mídia para isso. Logo, é necessário que haja sempre já um consenso familiar em que há pacientes em estado terminal e com perfil de potencial doador. Nesse sentido, é importante ser mencionado que o papel publicitário não tem alcançado seu definitivo trabalho nessa questão. Há sim muitas propagandas e campanhas para conscientizar sobre a doação de órgãos, todavia nem sempre a tarefa de se ter um possível doador é concretizada. Isso pois, somente a publicidade sem o apoio conjunto da família e governo, não consegue suprir com êxito a carência de órgãos do país. Muitas pessoas sabem da importância de doar medula óssea, por exemplo, entretanto, nem todas podem e nem todas sabem o mínimo de informação sobre como doar. Sendo assim, fica evidente o quão necessário é o incentivo e a discussão para a prática de doar órgãos. Sendo a negativa familiar um dos desafios para essa questão, é fundamental que haja melhor comunicação dentro do núcleo familiar brasileiro. O uso da mídia como agente influenciador através de novelas e programas pode ser um meio de sensibilizar e esclarecer tal fato à sociedade. Além disso, programas informativos à comunidade em postos regionais de saúde pode ser a alternativa para abranger maior número de doadores por tornar mais acessível as informações à população. Dessa forma, o Brasil pode vencer seus desafios e progredir, consequentemente, para se tornar um país mais saudável.