Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A deficiente educação financeira no Brasil

Redação enviada em 20/09/2016

Com a Revolução Técnica Científica Informacional, novas tecnologias são criadas a todo o momento. Com elas, a necessidade do consumo também aumentou, assim como o endividamento. Isso ocorre, uma vez que essa cultura do consumo foi estabelecida, mas sem bases responsáveis. No Brasil, essa cultura é forte, porém muito ainda se tem que agir para ser implantado efetivamente uma educação financeira eficiente. Segundo Francis Bacon, “saber é poder”. Com essa afirmação, tal filósofo busca explicitar que o conhecimento gera domínio consciente sobre as ações pessoais, o poder sobre elas. O brasileiro tem, historicamente, o hábito de consumir, contudo nunca recebeu a correta instrução. Isso é devido a pressões externas de bancos e empresas, as quais lucram com a dívida de seus clientes e assim detêm o poder sobre a massa desinformada. Tal fato mostra a necessidade do governo de se fazer presente e forte, instruindo a população. Da mesma forma, nota-se que tal cultura já atinge até as menores faixas etárias. Em época de publicidade infantil desenfreada, os pequenos já crescem com uma mentalidade consumista e sem nenhum apoio, nenhuma instrução, crescem como adultos indisciplinados e desorganizados financeiramente. Como consequência, a saúde dessas crianças e adultos é afetada tanto a curto quanto a longo prazo. Depressão, falta ou excesso de apetite, obesidade, problemas cardíacos, tornam-se doenças do século. Destarte, nota-se a necessidade de ações emergenciais na educação financeira dos brasileiros. Para isso, o Governo Federal deve unir-se com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, a fim de implantar mini cursos obrigatórios em empresas públicas e privadas com o tema: “Planejamento Financeiro” para todos os funcionários, liberando certificados e desobrigando-os a refazer, caso mude de empresa. Além disso, o Ministério da Educação deve criar uma disciplina de educação financeira para jovens, guardando as proporções para cada série, com práticas escolares, envolvendo o dia a dia do aluno e a realidade econômica dos alunos. Assim, a população brasileira estará preparada para ter um consumo responsável, melhorando a vida econômica e a saúde brasileira.