Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Redação enviada em 12/06/2017

A Revolução Francesa modificou o modo como o homem via o mundo, atribuindo à razão o papel de solucionadora das questões humanas. Augusto Comte, pensador iluminista, foi o desenvolvedor do método científico, o qual consiste em alcançar a verdade através de uma forma racional e estruturada de pensamento. Recentemente, entretanto, temos assistido no Brasil a uma crescente descrença naquele método, notadamente em razão da deterioração do sistema educacional. Consoante a Organização das Nações Unidas, países que mais se preocupam com pesquisa e desenvolvimento têm melhores índices de desenvolvimento humano. Como o conhecimento atual humano se baseia no método científico, pode-se inferir que o abandono dessa forma de pensar contribuirá para um menor desenvolvimento do país, haja vista que haverá diminuto interesse em pesquisa. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por sua vez, publicou matéria afirmando que para se formarem bons pesquisadores, faz-se necessário o preparo de excelentes estudantes. Ainda que a Declaração Universal dos Direitos do Homem tenha garantido a todos o direito à educação, o Brasil cumpre formalmente essa obrigação, já que se utiliza de critérios de aprovação automática nas Escolas Públicas, os quais concorrem para a baixa formação acadêmica dos estudantes, e, por conseguinte, dos futuros pesquisadores. A despeito do comando constitucional que obriga investimentos mínimos em educação, o sistema educacional brasileiro não forma cidadãos que aprenderam a pensar de forma científica e sistematizada, incapazes, portanto, de estruturar e construir um pensamento sólido e irrefutável, baseado em premissas cientificamente comprováveis. A fim de resgatar a importância do método científico deve-se, desse modo, investir mais em educação. Para a reversão do atual quadro, o Ministério da Educação deverá promover gincanas científicas entre escolas de ensino médio, a fim de promover a curiosidade científica nos alunos, estabelecendo temas a serem estudados e atribuindo premiação aos melhores classificados. Além disso, é necessário que o Ministério da Ciência e Tecnologia aumente o incentivo à pesquisa, através da concessão de bolsas de mestrado e doutorado em valor mais compatível com a dedicação exclusiva dos alunos.