Título da redação:

O redescobrimento do pensamento científico

Proposta: A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Redação enviada em 30/09/2017

A série americana de desenho animado chamado:"Pinky e o Cérebro",cujos protagonistas eram dois ratos brancos típicos de laboratório,ficou marcada pela famosa frase:"Tentar conquistar o mundo"pronunciada por Cérebro.Consoante a isso,tal como a mensagem transmitida pelo personagem referia-se a ciência como a única capaz de manter o desenvolvimento da sociedade,o aspecto atual evidencia a Descrença do Pensamento Científico no Brasil,problema fortemente relacionado a fatores históricos e educacionais. Mormente, é necessário compreender que a origem do ceticismo está na influência da Igreja Católica durante o período da Idade Média,por conseguinte,na esfera social o poder exercido ficou marcado mediante as perseguições e penas a aqueles considerados hereges citando,assim,o exemplo da condenação do físico Galileu pelo Papa Urbano VIII que, após julgamento teve de abjurar suas ideias Heliocêntricas sobre a organização do universo.Nesse contexto,a alienação da sociedade provém do Cristianismo,visto que o catolicismo ainda é presente com 133 milhões de fiéis no país,segundo dados do IBGE e,com isso, o aumento desses valores impede a população de ter acesso ao conhecimento científico. Outrossim,é importante ressaltar o ensino público defasado no ensino,ocasionando alunos que ao saírem do ambiente escolar não possuem domínio básico dos assuntos essenciais,culminando no desconhecimento da geração nova.Além disso,outra agravante está nas disciplinas referentes a Ciência Sociais,cuja importância se atrela a formação do senso crítico em jovens fomentando um pensamento de real compreensão dos fenômenos,no entanto,com a proposta de Reforma do Ensino aulas de Filosofia e Sociologia serão excluídas do currículo obrigatório. Logo,a educação no país impede o progresso da ciência e para contornar tal impasse cabe ao Ministério da Educação investir em recursos para aulas com experimentos científicos,despertando o interesse dos alunos com métodos diferente do convencional ensino teórico,bem como a devida valorização das Ciências Sociais no currículo mínimo estudantil.Ademais,cabe ao Governo Federal fornecer repasses maiores em projetos, como o Ciência Sem Fronteiras,visando oferecer bolsas de ensino superior fora do país para toda a demanda de alunos de escola pública sem condições financeiras.Por fim, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações(MCTIC),divulgar em meios televisivos a importância da ciência com uma linguagem mais lúdica aos jovens.