Título da redação:

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Tema de redação: A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Redação enviada em 20/03/2018

Surgiu, no século VI antes de Cristo, a filosofia na Grécia Antiga, caracterizada como um campo de conhecimento responsável, por exemplo, por explicar o mundo físico e das ideias por meio da razão, abdicando-se das explicações mitológicas. Passado cerca de um milênio, com Galileu Galilei adveio o método científico, proporcionando o desenvolvimento exponencial das ciências, principalmente naturais, sendo por esse método possível a proposição de hipóteses e a comprovação delas. Hoje, no Brasil, na contramão do desenvolvimento, grandes massas de pessoas ainda se deixam enganar por vis explicações do mundo a sua volta, comprovando a descrença no pensamento científico, o que é um problema. Primeiramente, como causa dessa atual situação se encontram algumas religiões com seus dogmatismos, sujeitando os fieis a frívolas teorias de conspiração. Usando da fé dos verdadeiros religiosos, seus líderes introduzem em suas mentes certos absurdos, tomando como base equivocadas e falaciosas interpretações de textos sagrados, causando a descrença na ciência. Além da enganação criminosa, esses atos podem levar a grandes acidentes na sociedade, causando até mesmo possíveis epidemias no caso de alguns fieis serem incentivados a não tomarem as vacinas necessárias. Ademais, a baixa qualidade na escolaridade se mostra como principal problema, já que a deficiência na análise crítica leva ao recebimento de quaisquer informações como verdades absolutas. Na Idade Média existiu uma teoria chamada abiogênese, que afirmava ser a vida formada espontaneamente e, por séculos, foi tomada como correta, uma vez que nunca fora submetida às devidas reflexões racionais, proporcionadas pela ciência. Assim, a ignorância trazida pela má educação contribui, e muito, para a queda da confiança no pensamento científico sistematizado. Destarte, urge a necessidade de uma intervenção do Ministério da Educação numa ação conjunta com as secretarias municipais de aplicarem métodos de ensinos através dos professores que visem o pleno desenvolvimento da análise crítica dos alunos, como a aplicação de notícias aleatórias para que eles possam pesquisar e avaliar a veracidade delas. Outrossim, as prefeituras de todo o país devem alertar a população, através de panfletos, sobre as falsas notícias anunciadas por líderes religiosos e também informar acerca dos benefícios do pensamento científico, como o desenvolvimento de curas de doenças para que a sociedade continue em pleno desenvolvimento, junto com a ciência.