Título da redação:

Mobilidade urbana: marca do Plano de Metas

Proposta: A crescente crise da mobilidade urbana brasileira

Redação enviada em 16/10/2016

A melhora na condição de vida congestionou o meio urbano. De modo geral, o incremento de automóveis no Brasil, se deu no governo de Juscelino Kubitschek, que trouxe ao país definitivamente as indústrias automotivas, que impulsionaram a geração de empregos no sudeste brasileiro. De acordo com a Veja, a frota de carros no Brasil cresceu 11 vezes mais rápido que a população. Isso se deve ao crescimento de incentivo ao estudo e melhores condições de vida, na qual, as pessoas migram aos grandes centros aumentando a turbulência. Em meio a isso, fica evidente os transtornos diários em horários de pico em que, 90% da população se encontra em direção as suas casas. Vale ressaltar, que em cidades com São Paulo, já existe lei com incentivo financeiro, ao uso da bicicleta para ir ao trabalho, que é o Programa Bike SP. Ademais, existe a problemática dos danos causados à saúde e ao meio ambiente que o tráfego diário causa, devido a quantidade de gases poluentes como o CO2, lançados na atmosfera e que em dias mais frios resulta na inversão térmica causando assim problemas respiratórios além de irritação ocular, fazendo-se necessária a utilização de biocombustíveis para evitar os transtornos da aglomeração populacional. Nessa perspectiva, muito deve ser feito em função da fluidez urbana. Para isso é necessário que nas escolas seja enfatizada datas como o 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, através de palestras sobre mobilidade urbana e atividades como a implantação de árvores na cidade, visando a diminuição dos danos das frotas de veículos. Além de intensificação de políticas de incentivo ao uso das bicicletas, como o melhoramento na segurança de ciclovias através de campanhas no trânsito. Para que possamos deslocar-se sem stress.