Título da redação:

Mobilidade Urbana

Tema de redação: A crescente crise da mobilidade urbana brasileira

Redação enviada em 29/08/2017

Com o crescimento dos grandes centros urbanos, o transporte público tornou-se fundamental para o deslocamento população. Porém, grande parcela da sociedade esta insatisfeita com o transporte coletivo, devido ás péssimas condições dos veículos, ás altas tarifas e ás sua superlotação. Dessa forma, pode-se perceber o aumento do número de veículos privados nas ruas, resultando em grandes engarrafamentos e prejudicando a mobilidade urbana. O Brasil enfrenta um sério problema provocado pela má qualidade dos meios de transporte público. A falta de investimentos e de melhorias provoca a insatisfação da população, que se sente insegura e vulnerável frente ao problema de mobilidade. Assim, cresce o número de veículos privados nas ruas, visto que a sociedade enxerga de forma vantajosa a utilização de um meio de transporte próprio e individual. Porém, essa alternativa provoca um caos urbano, pois mesmo os grandes centros não possuem infraestrutura para suportar o crescente e desordenado fluxo de veículos. Durante o governo de Juscelino Kubitschek, a indústria automotiva ganhou um significativo espaço na economia brasileira. Contudo, o grande estímulo á construção de rodovias para o deslocamento social não seria suficiente para suprir as necessidades da população. Atualmente, a melhora da condição financeira da sociedade e as grandes vantagens oferecidas pelo Governo para o mercado automobilístico, como a redução de impostor para “girar a economia”, contribuem com o aumento de veículos nas ruas que, associados ás más condições do transporte publico, pioram a mobilidade da população. Com o intuito de melhorar a as condições de mobilidade urbana, deve-se investir na qualidade e quantidade de veículos públicos nas ruas, destinando uma parcela da tarifa paga pela população que utiliza esse tipo de transporte. Além disso, cabe ao Poder Público municipal e estadual investir na construção e melhoria das ciclovias e, por meio de campanhas nas escolas e televisão, incentivar a utilização de meios de transporte com menor impacto social e ambiental.