Título da redação:

Car-Sharing e Bike-Sharing

Proposta: A crescente crise da mobilidade urbana brasileira

Redação enviada em 25/09/2016

O rodoviarismo enquanto Política de Estado teve início com o ex-presidente Washigton Luis, mas foi no governo de JK que se consolidou. O ex-presidente “bossa-nova”, após fundar Brasília construiu rodovias que ligava a nova capital a outras cidades procurando, com a construção, atrair a indústria automobilística e suas correlatadas. No entanto a preferência dada a esse modal de transporte vem gerado graves problemas de locomoção nas cidades, graças a forma de crescimento desordenada das mesmas. Atualmente 85% da população brasileira vive nas áreas urbanas, um aumento enorme na população das cidades para um país que até 1950 era um país rural, esse crescimento descontrolado acarreta em pouco planejamento urbano, gerando graves problemas de infraestrutura. A pouca comunicação entre bairros, junto a crescente quantidade de veículos causa graves problemas a locomoção nos centros urbanos. O sonho de ter um automóvel se faz presente na mente de muitos dos brasileiros, o pensamento de que é bem-sucedido quando adquire esse bem, que foi semeado principalmente no governo de JK, e a precariedade dos transportes públicos, falta de ônibus, poucas linhas de metrô, falta de conforto nas locomoções e mesmo falta de ciclovias e vias para pedestre, faz as pessoas quererem cada vez mais ser “bem-sucedidos”. Segundo o DENATRAN a quantidade de veículos triplicou de 1998 até hoje saltando de 17 milhões para 50,5 milhões, além de dificultar a locomoção, esse número prejudica o meio ambiente e a saúde da população. Para resolver esse problema aparenta que apenas a redução no número de veículos resolveria, mas essa medida deve ser acompanhada de melhorias em outros modais que garantam conforto, segurança e regularidade. Melhorias nos transportes públicos, metrô e ônibus, aumentando a frota de ônibus e ampliando as linhas de metrô. Incentivo a programas de compartilhamentos de corona “car-sharing” e “bike-sharing”, com aplicativos grátis e seguros, e ainda construção e melhoramento de ciclovias e vias pedestres junto a um incentivo da mídia na utilização de bicicletas e caminhadas para distancias de média e curta distância, fazendo bem a saúde e ao meio ambiente.