Título da redação:

Acesso democrático à vida urbana

Proposta: A crescente crise da mobilidade urbana brasileira

Redação enviada em 20/09/2016

Garantir uma eficiente mobilidade urbana significa democratizar, acima de tudo, o espaço urbano, permitindo aos cidadãos o pleno direito aos capitais culturais e econômicos das cidades. O Brasil, no entanto, ainda possui sérias dificuldades e carências no âmbito da mobilidade, limitando, por conseguinte, o direito de ir e vir das pessoas. O processo de urbanização brasileiro foi consequência de um intenso fluxo campo-cidade, um êxodo rural que mobilizou um grande número de indivíduos rumo às principais metrópoles, estas que, por sua vez, se encontravam desprovidas de planejamento e de políticas públicas que organizassem toda essa nova população que migrara em tempo recorde - em menos de 50 anos o Brasil se tornou majoritariamente urbano. Nesse processo, aumentou-se o tempo e a distância de deslocamento entre as áreas urbanas, principalmente entre a periferia e a região central, a qual concentra as atividades econômicas que são fonte de renda para a maioria da população periférica assalariada. Por outro lado, encontra-se a minoria portadora de deficiência que, além de também sofrer com a "periferização" das cidades, sente os efeitos da falta de inclusão social na sua vida pública, prejudicando, desta forma, seu acesso à mobilidade urbana. Como exemplo disto, estão desde calçadas esburacadas e inacessíveis por falta de manutenção à insuficiência de sinalização que oriente os indivíduos com deficiência pelas cidades. Portanto, diante da problemática mobilidade urbana brasileira, cabem ações. É necessário a ampliação e continuação das obras de infraestrutura feitas pelo PAC por todo o país, unindo planejamento dos municípios com as verbas federais, para que, desta maneira, aja a correção das sequelas históricas deixadas pelo processo de urbanização brasileiro. Por último, os governos municipais, por meios de secretarias especializadas, devem garantir os meios de inclusão e locomoção necessários para os portadores de deficiência, com agentes públicos fiscalizando e analisando áreas urbanas que carecem de acessibilidade mínima.