Título da Redação: Um país justo.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Tatá


Hoje, em pleno século 21, aparentemente, a sociedade avançou mais no meio tecnológico do que no meio social, pois, o que mais se vê hoje, é a descriminação e as desigualdades nas classes sociais. A partir do momento que nossa sociedade é dividida por classes é possível notar tamanha desigualdade.
Essa forma de divisão vem se alastrando desde os séculos passados, quando o clero era uma pequena parte da população, a qual possuía a maior parte das riquezas, assim, tornando-se superior aos demais povos, no caso o nobreza e a burguesia. Obtendo assim, a acumulação do capital a uma pequena parte da população.
Nos dias atuais, um dos exemplos mais comuns de divisão social é nos estádios de futebol, onde uma pequena parte das pessoas, que tem mais condição financeira paga a mais por um espaço reservado, com melhor vista para o campo, e onde é possível obter um conforto a mais para assistir o jogo, enquanto isso, a maior parte da população fica na arquibancada, a qual era para ser o lugar de todos. Ou seja, não era para existir tal formar de divisão, não apenas nos estádios.
Portanto, é necessária a implantação de projetos nas escolas, para começar a conscientizar as crianças, os futuros adultos do nosso país, afim que aprendam a ser menos discriminatórias e possam assim reconstruir o Brasil, um país sem preconceitos e igual para todos.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O candidato demonstra bom domínio da língua padrão e da tipologia textual dissertativa-argumentativa. A argumentação é consistente, apesar de não extrapolar os textos motivadores de forma relevante. A comparação, no início, entre o desenvolvimento tecnológico e moral/social é muito pertinente e poderia te sido melhor explorada. O percurso cronológico também é uma boa abordagem. Entretanto, o exemplo utilizado para descrever a sociedade brasileira (dos estádios de futebol) é o mesmo já desenvolvido na coletânea, sendo que a segregação apontada no tema acontece em inúmeras áreas da sociedade, que poderiam ter sido englobadas. Por fim, a proposta de intervenção, apesar de exequível, está pouco detalhada. Que tipos de projetos deveriam ser implantados? Quem deveria implantar? De que modo?

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás