Título da Redação: Redefinir práticas para modificar ideologias

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por La-torres


Complementando as formas de segregação das classes sociais, a criação de meios físicos vem sendo utilizada. Desse modo marcando explicitamente os limites de aproximação humana.
Historicamente, o país é praticante da diferenciação social, atribuindo privilégios ou preconceitos, caso indivíduo pertença a determinado grupo. Importante salientar que por ser considerado resquício cultural, naturalmente a pessoa adequa-se a situação sem questionamentos, ora também por desconhecer o poder da democracia, garantida por lei.
Consequentemente, a marginalização adquire níveis elevados, estagnando a característica de subdesenvolvimento, acentuando a má distribuição de renda e encobrindo os direitos legais democráticos. Indispensável lembrar que a construção de barreiras físicas, conhecida como camarotização incidente em regiões dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo por exemplo, desconfigura o cenário ambiental de determinada localidade.
Em suma, solucionar o entrave, envolve investimentos na saúde, educação e infraestrutura, por serem áreas consideradas capazes de sanar a marginalização e equiparar as classes sociais. É viável também realizar políticas de aprimoramento da distribuição de renda, bem como melhor formação cultural e uso dos direitos referentes a democracia.
Quebrar tabus repassados por leigos de que a segregação é um processo histórico e imutável, é essencial para reatar laços entre grupos humanos independentemente da situação socioeconômica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás