Título da Redação: Grades da sociedade

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Na música "Minha alma" de O Rappa tem um verso que diz "as grades do condomínio são para trazer proteção, mas também trazem a dúvida se não é você que está nessa prisão". Diante disso, sabe-se que o medo faz a sociedade se render a violência, e com isso acaba prejudicando a integração social e a igualdade de classes.
De fato, criar espaços mais protegidos para indivíduos mais vulneráveis, como idosos, as vezes é mesmo necessário. Contudo, não é isso o que acontece tanto em condomínios, como em shows e jogos de futebol. A segregação das pessoas, infelizmente, se dá por conta dos fatores de renda e qualidade. Ou seja, quem tem condições de pagar maid caro pelo camarote de um show, terá o benefício de melhor visão, ter o "open bar" e o "open food".
Sem dúvida, a sociedade brasileira vive cada vez mais fragmentada em grupos distintos. Isso porquê, além da desigualdade de renda, existe uma enorme falha na rede pública, não há acessibilidade dos serviços públicos para todos, sendo eles cidadãos ricos ou não.
Por fim, é preciso haver integração social, viver em condomínios, ou melhor, "prisões" como comparado na música de O Rappa, só vai trazer cada vez mais disparidades sociais. Para isso, projetos para a melhora da rede pública devem ser aprovados, como o que obriga filhos de politicos a estudarem em escolas públicas. Além disso, proibição de áreas vips e sim a criação de espaços com segurança para todas as classes.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás