Título da Redação: Brasil, uma república multicolorida ou um país dicromático?

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Binho Galdino


O Brasil é conhecido mundialmente por ser um país de liberdade, onde todos os povos convivem em alegria, onde todos os credos se propagam. No entanto, nossa nação miscigenada por diversas etnias ainda enfrenta a segregação social, pois os serviços públicos encontram-se mal distribuídos devido aos recursos que chegam de forma desigual à população de baixa renda e àqueles que vivem longe dos grandes centros urbanos.
A segregação ocorre por razões políticas e culturais. Além de nossa bagagem cultural, a corrupção tem sugado verbas que deveriam ser aplicadas na descentralização dos serviços. Os que possuem condições financeiras favoráveis optam por usufruir dos serviços privados, enquanto a maioria da população luta por acesso digno à educação, saúde, moradia e lazer.
Muito tem sido feito nos últimos tempos, como por exemplo, o maior acesso dos estudantes oriundos da rede pública de ensino à educação superior e os programas de transferência de renda, que dignificam a população de baixa renda e diminuem a desigualdade social, incluindo socialmente os desfavorecidos. Ainda mais pode ser feito se nós, enquanto cidadão, fiscalizarmos o uso do dinheiro público não compactuando com a corrupção e apoiarmos movimentos engajados com melhorias para a sociedade.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Enviado por Camilla Leal

    É válido desenvolver 2 parágrafos para o desenvolvimento,o último vc dicertou diretamente a problemática,é de extrema importância retomar o que foi dito na introdução e desenvolver melhor a intervenção.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás