Título da Redação: Apartheid capitalista

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Bethânia Meireles


Contemporaneamente a sociedade vem sofrendo as mudanças da globalização, como a padronização dos produtos e das pessoas.Como consequência aqueles que não conseguem entrar nesse clima capitalista são levados a viverem longe do centro,seja no aspecto físico ou social,esse fenômeno é chamado de segregação.
A organização da sociedade nos países capitalistas hoje é caracterizada pela grande diversidade entre as classes mais altas e mais baixas, o que tem acarretado na violação dos direitos humanos.Isso porque, a cada dia são criados ambientes como escolas, shoppings, restaurantes,bancos e até mesmo bairros para cada diferente camada social, desprezando assim o direito de todo cidadão ser tratado igualmente , como o que ocorreu em meados do século XX na África do Sul denominado Apartheid.
Além disso, a intensa segregação social tem afetado diretamente a participação política.Cidadãos das parcelas mais baixas que antes votavam com a consciência do melhor para a nação, hoje, têm o seu voto comprado ou induzido pragmaticamente , e as classes superiores têm preferido anular o voto a votar em candidatos cujo a campanha política se baseia padronizar as classes sociais eliminando as diferenças sociais, abalando assim a democracia.
Para reverter essa situação,portanto, é imprescindível a participação governamental para diminuir essa intensa diversificação econômica. Isso poderá ser feito com a criação de incentivos na rede pública de educação e saúde, visando a melhoria das instalações e a melhor escolha dos profissionais através de concursos seletivos. Ademais, é necessário fomentar campanhas de melhorias de instalações em periferias além da estimulação da economia para o aumento do salário mínimo e os privilégios dos servidores públicos .

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás